sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Os Shaiva Bhaktas

Por Shaiva Vijñánáchárya

A visão das Escolas do Shaivismo é mostrada em variadas formas de adoração cujas características são: monista (não-dual), dualista (dual) e monista com dualista (não-dual e dual). Com base nestas características, as Escolas se desenvolveram com variadas formas de ascetismo e práticas.

O Shaivismo não é visto só como ascetismo ou Filosofia, mas sua prática está na própria existência incorporada a vida diária, nos hábitos, na forma de pensar, na forma de comer, de falar, e na devoção que deve transparecer no devoto.

As formas de adoração e práticas incluem peregrinações, adorações diárias com flores, canto de mantras (hinos), e recitação das escrituras (ágamas), assim como meditação e disciplina yogí.

Algumas características que distinguem os shaiva yogís de outras linhas da Índia em geral são seus atributos:

1. O Tripundra é a marca com três listas na testa;
2. Todas os devotos usam o Tripundra, o símbolo sagrado do Shaivismo que representa a liberação do Senhor sobre os três mundos (Bhuh, Bhuvah e Svahah);
3. Todas os devotos usam o rosário de sementes de Rudráksha;
4. Todas as ordens fazem uso do Linga como objeto de adoração;
5. Algumas ordens (Nágas e Páshupatas), cobrem o corpo com cinzas;
6. Algumas ordens fazem uso de brincos (kundálas) como o caso dos kápálikas.
7. Algumas ordens fazem uso da naja (cobra) no pescoço como símbolo de Shiva;
8. A maioria dos devotos deixam crescer o cabelo como um atributo de Shiva;
9. Uma das características do Shaivismo da Caxemira é que os Adeptos podem adorar apenas o Shiva Linga, receber as instruções das Escrituras e seguir a Tradição sem nenhum artifício externo, galgando todos os possíveis graus de evolução através de Rituais, Estudos, Meditação e convivência.

0 comentários:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO

O objetivo de se disponibilizar ao leitor a condição de comentários não tem a finalidade de se gerar um fórum de perguntas e respostas. Este blogger é mantido por um esforço pessoal, assim, muitas vezes é impossível a resposta imediata.

Todos os comentários são moderados. Atitudes ofensivas, contrárias aos princípios da Tradição Arcana, não serão publicadas.

Continue por favor...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO